sábado, 5 de maio de 2012

Espelhos paralelos


Ao colocarmos dois espelhos paralelos com as faces refletoras uma de frente para a outra conseguiremos um número infinito de imagens.

Ao manusearmos dois espelhos planos, podemos obter a formação de imagens através da associação de espelhos. Se colocarmos dois espelhos planos formando um ângulo de 90º entre eles, obteremos a formação de três imagens. Conforme o ângulo entre eles diminui, o número de imagens formadas aumenta.

Quando colocamos esses espelhos frente a frente podemos ver infinitas imagens sendo formadas. Mas como são formadas essas imagens quando os espelhos são colocados paralelamente?

A figura abaixo nos mostra esse caso particular em que os espelhos são dispostos paralelamente.

Formação de imagens em espelhos paralelos
Formação de imagens em espelhos paralelos

A imagem formada de F em relação ao espelho E é o ponto I1. Essa imagem passa a ser o objeto para o espelho E, produzindo então a imagem I2, a qual vai ser o objeto para o espelho E, e assim por diante. Da mesma forma, a imagem de F em relação ao espelho E’ é o ponto I3, o qual funcionará como objeto para E, produzindo a imagem I4, e assim por diante. Desse modo, são formadas infinitas imagens.

5 comentários:

Turma 32 disse...

uando nos colocamos em frente a um espelho, vemos nossa imagem atrás dele. Se dois espelho forem colocados a 90°, veremos três imagens de um objeto colocado na bissetriz do ângulo. Se o ângulo entre os espelhos for 60°, vemos 5 imagens.

E se o ângulo for ainda menor, digamos, 0°? (neste caso os espelhos são colocados paralelamente um ao outro). O resultado é impressionante: vemos um enorme número de imagens de um objeto colocado entre os espelhos!

Guilherme Krauspenhar

Francielle Weber disse...

Bom, qualquer objeto que botarmos no entre dois espelhos paralelos, quando mais inclinarmos mais será o número de imagens que teremos.

Caio disse...

Esse experimento foi muito bem representado como nos mostra a imagem acima, o que acontece é que se botarmos um dois ou mais objetos entre dois espelhos, a medida que nós vamos enclinando mais imagens formará por isso infinita.

Anônimo disse...

Esse experimento tambem foi interessantes, pois quando colocamos esses espelhos frente a frente podemos ver infinitas imagens sendo formadas.

Yasmin dos Santos

Emilene Goularte disse...

nesse experimento podemos observar mais o menos o que acontece nos filmes de terror quando as pessoas aparecem nos espelhos infinitas vezes como que se tivesse varias pessoas igual uma do lado da outra mais não é, é apenas reflexos.

Postar um comentário

| Top ↑ |