sábado, 5 de maio de 2012

Um fantasma atrás do espelho


Quando nos olhamos através de um espelho plano, somos capazes de observar uma imagem nítida de nós mesmo. Se olharmos com mais atenção, poderemos ver que tanto nós quanto a nossa imagem nos encontramos à mesma distância da superfície do espelho.
É bem simples entender isso: se você está escovando os dentes a 40cm do espelho, a sua imagem estará a 40cm dentro do espelho.
Materiais
  1. •      Um espelho plano retangular;
  2. •      Dois objetos idênticos como dois lápis ou duas canetas;
  3. •      Folha de papel em branco;
  4. •      Lápis, régua, transferidor;
  5. •      Local plano, como uma mesa. 


Alunos se divertiram com a atividade

Inicialmente, os alunos do grupo deverão colocar uma folha de papel sobre a mesa e marcar uma reta e um ponto. Em seguida, eles irão colocar sobre a reta o espelho, e sobre o ponto um dos objetos. Um dos alunos ficará segurando esses objetos, de forma perpendicular ao plano da mesa. A pessoa que estiver olhando para o espelho deverá posicionar o outro objeto atrás do espelho de modo que ele se encaixe perfeitamente com a imagem do primeiro. Quando a posição ideal for encontrada, o terceiro aluno deverá marcar na folha de papel a posição do objeto atrás do espelho e a posição do olho da pessoa.
Um outro aluno olhará para o espelho com apenas um olho aberto, mais ou menos no plano da mesa, sem estar alinhado com o objeto. A pessoa que está olhando o espelho deverá marcar na linha do espelho o ponto onde vê a imagem. Após a marcação pode-se retirar os aparatos da folha. Com este experimento mostraremos que a distância do objeto para o espelho é a mesma da imagem ao espelho, e que a imagem tem o mesmo tamanho do objeto.

10 comentários:

Turma 32 disse...

Jéssica Silva Rasquinha :

Não pude ver realmente o experimento! Mas consegui
entender o que o grupo quis mostrar...

# As imagens formadas nos
espelhos são ditas virtuais, pois são obtidas pelo cruzamento do prolongamento
dos raios refletidos. Aparecem como se estivessem “dentro” ou “atrás” do
espelho à mesma distância que está o objeto do espelho.

Utilizando
dois objetos iguais (palitos de pirulito,
por exemplo), um espelho fixado por
dois pregadores ou massa de modelar e apoiado numa folha sulfite: observa-se a imagem de
um palito fixo com massa de modelar na frente do espelho e compara-se com o
outro palito atrás do espelho. Varia-se a posição do palito atrás do espelho,
observando e registrando a observação. Variando a posição de observação, o que
acontece? Deslocando o palito atrás do espelho até encontrar uma posição onde,
de qualquer ângulo de observação, este coincida com a imagem, é possível
localizar a posição da imagem atrás do espelho.
Marcando-a, mede-se com régua
a distância do objeto e da imagem ao espelho, comparando-as.

Turma 32 disse...

Quando nos olhamos através de um espelho plano, somos capazes de observar uma imagem nítida de nós mesmo. Se olharmos com mais atenção, poderemos ver que tanto nós quanto a nossa imagem nos encontramos à mesma distância da superfície do espelho.

Guilherme Krauspenhar

Turma 32 disse...

Meu grupo e eu realizamos essa experiência para mostrar para os colegas que a distância entre a imagem e o espelho é a mesma entre a imagem no espelho e a profundidade.
Alinhando o objeto (no caso, as canetas) atrás e na frente do espelho, podemos ver a continuação da caneta como se fosse apenas uma.
Awdren Alves Köhler

Anônimo disse...

Esta experiência foi muito interesante porque nós alunos podiamos ver através da reflexão do espelho a continuação da caneta, como se fosse uma só.
Conclusão: A distancia entre a caneta eo espelho é a mesma entre a caneta no espelho e a profundidade.

Pablo Koling _/=\_

Francielle Weber disse...

Essa experiência foi a do meu grupo, é bem esclarecedora, vimos que a distância em que nós nos encontramos do espelho, é igual a refletida no espelho.

Anônimo disse...

Essa experiência foi bem legal, pois podemos ver na prática que a distância entre a imagem e o espelho é a mesma entre a imagem no espelho e a profundidade.

#Carla Spencer

Anônimo disse...

Quando nos olhamos através de um espelho plano, somos capazes de observar uma imagem nítida de nós mesmo. Se olharmos com mais atenção, poderemos ver que tanto nós quanto a nossa imagem nos encontramos à mesma distância da superfície do espelho.Assim podendo até parecer um fantasma só q atras do espelho.
Ales Araujo

Caio disse...

esse experimento para mim é o mais simples se olharmos atentamente para a nossa imagem no espelho veremos ela do mesmo tamanho, é a mesma refletida no espelho

Anônimo disse...

Nesse experimento podemos perceber que se olhamos através de um espelho plano, somos capazes de observar uma imagem nítida de nós mesmos e se olharmos com mais atenção, poderemos ver que tanto nós quanto a nossa imagem nos encontramos à mesma distância da superfície do espelho.

Yasmin dos Santos

Emilene S.Goularte disse...

Com este experimento pude ver que a distância do objeto para o espelho é a mesma da imagem ao espelho, e que a imagem tem o mesmo tamanho do objeto.

Postar um comentário

| Top ↑ |